Os 4 estilos de liderança mais aclamados

Tempo de leitura: 3 minutos

Você já parou para pensar como está o seu desempenho como líder? Os resultados de uma equipe dependem em grande parte da forma como o grupo é conduzido. Algumas abordagens são mais eficientes do que outras, quer dizer o estilo de liderança usado vai determinar o desempenho da sua equipe.

Para saber se sua liderança está sendo efetiva além de observar os resultados é importante conhecer os tipos de liderança existentes. Por isso, separei os 4 estilos de liderança mais aclamados para você analisar o seu próprio desempenho e vislumbrar maneiras de adaptá-lo.

Liderança condescendente

mais-lideranca-4-estilos-de-lideres-condescendente

Esse modelo de liderança se baseia na força do grupo. Ela se valoriza a autonomia da equipe e se apoia na confiança de que o grupo é maduro o suficiente para dispensar a supervisão. Assim o líder permite que as decisões do grupo ou individuais sejam tomadas sem a sua participação ou com uma interferência mínima.

De modo geral, os grupos submetidos à liderança condescendente apresentam atividade intensa e criatividade. No entanto, a produtividade é baixa. Perde-se tempo com discussões e não se foca nos objetivos do trabalho. A equipe apresenta sinais de desagregação, individualismo e, principalmente, insatisfação. O líder, ausente na maior parte do tempo, é pouco respeitado pelo grupo.

Liderança impositiva

mais-lideranca-4-estilos-de-lideres-impositiva

Ao contrário da liderança condescendente, a liderança impositiva acredita que, para que o sistema funcione, é preciso ter alguém comandando-o e, por isso, o líder é o primeiro e único responsável pela tomada de decisões, sem participação ou contribuições do grupo. É ele quem determina a divisão de tarefas e de equipes. Esse modelo baseia-se na força da autoridade e na crença de que somente a ordem e a fiscalização do líder garantem que o trabalho seja executado.

Esse tipo de liderança gera resultados em produtividade a curto prazo pois a equipe demonstra desmotivação, trabalhando apenas quando se vê fiscalizada pelo líder. Além se ser dominador e centralizar o poder, o líder sente-se sobrecarregado por acumular trabalhos. No grupo, observa-se um aumento na tensão e frustração, podendo ocasionar reações coléricas.

Liderança popular

mais-lideranca-4-estilos-de-lideres-popular

Esse estilo de liderança posiciona-se no meio termo entre as anteriores. Baseia-se na crença de que as decisões devem ser compartilhadas e discutidas coletivamente mas é necessário alguém que dirija o grupo. Assim o líder atua como um facilitador e procura ser como qualquer outro membro do grupo, sem sobrecarregar-se. Ele ajuda a solucionar os problemas e coordenar as atividades.

O resultado da liderança popular é uma equipe que forma grupos de amizade e se sente responsável pelos resultados gerados. Por serem reconhecidos e ouvidos, os liderados se sentem motivados a trabalhar. Por isso, são comprometidos com as atividades mesmo na ausência do líder.

Liderança servidora

mais-lideranca-4-estilos-de-lideres-servidora

Recentemente tem se dado maior atenção à liderança servidora. Ela se baseia na crença de que o sucesso do líder e da organização tem relação direta com a equipe. Em outras palavras, esse líder preocupa-se primeiro em servir os liderados. O sucesso do grupo é uma consequência. Ele quer que cada um se desenvolva individualmente e cresça junto com a empresa. Nesse modelo, o líder também sai do posto de superior para juntar-se ao grupo como um igual.

Esse abordagem costuma trazer grandes retornos pois as pessoas sentem o desejo de retribuir quando se sentem ajudadas.

5.00 avg. rating (100% score) - 4 votes
  • Renato Cardoso Yaramo

    Conhecer os 4 estilos de liderança vai apoiar a equilibrar seu estilo de liderança!!! Aproveite!!!

  • Danilo Moura

    Excelente! 👏👏👏

  • Tiago Artioli Sharinamo

    Muito bom!

  • Alana Micheline Moura Cavalcan

    Gostei muito dessa matéria. Me identifico muito nos dois últimos tipos. Obrigada pelo post, Yaramo! Abraço.

  • Alvaro Brandão

    Interessantíssimo! Yaramo, gostaria de ler em algum momento sobre sua experiencia como professor universitário e as contribuições dessa carreira para o seu crescimento como líder e vice-versa.