Líder do Século XXI

Tempo de leitura: 3 minutos

Liderança é a necessidade básica do homem moderno. A liderança nasce de uma visão correta para tomar decisões corretas. O líder do século XXI deve decidir por onde todas as partes envolvidas sejam beneficiadas com as decisões tomadas.

A liderança moderna se baseia nos princípios da autoliderança. Suryavan Solar em seu livro Manual de Autoliderança diz: “Antes de liderar pessoas, empresas, países, seja o líder de si mesmo”. E essa é uma verdade fundamental.

O líder do século XXI é certamente aquele que passou pelos 8 passos da autoliderança:

Busca autêntica, autoconhecimento, confrontação das 4 sombras do líder (medo, duvida, sofrimento, raiva), responsabilidade pessoal, sonho e compromisso, amor próprio, poder pessoal, e projeto de vida.

E dentro dos passos da autoliderança, gostaria de falar um pouco sobre o autoconhecimento, mais precisamente da criação do auto observador.

O auto-observador interno, que é completamente diferente do juiz interno que julga o tempo todo, é aquele que observa sem julgar, uma testemunha de seus pensamentos e emoções.

Porque somente sendo esta testemunha é que ele pode liderar o que pensa, o que sente e o que faz. Líder é o que lidera seus pensamentos emoções e ações, não está a mercê deles.

O auto-observador também possibilita, depois de bem treinado, algo muito importante, que é o ponto débil da maioria das organizações, a comunicação clara e objetiva.

Um líder centrado que se auto-observa, não se envolvendo na emocionalidade, nem levando as coisas para o lado pessoal, com a prática do redesenho sempre presente, tem muito mais chance de ter uma comunicação assertiva e ser resiliente do que outro que não pratica a auto-observação.

A auto-observação é uma ferramenta que cada vez mais está sendo explorada, nos modernos textos de liderança.

Somente com autoliderança, conhecendo seus potencias e suas debilidades, um verdadeiro líder pode compreender sua equipe.

E o que é um verdadeiro líder?

É aquele que impulsiona pessoas comuns a terem um desempenho fora do comum, aquele que busca levar a tona a joia escondida no interior de cada um de sua equipe.

O líder do século XXI é aquele que percebe a importância de ser o exemplo, não só em competências técnicas, mas principalmente em competências comportamentais.

Sabe o quanto suas decisões afetam pessoas e por isso busca a visão correta através de conhecimento, informação, da auto-observação, calma e clareza mental, para tomar a melhor decisão, em que todos ganhem, ou quando isso não é possível, que nenhum perca, ou quando isso também não é possível, que seja a menor perda, como fala Dalai Lama, no seu livro, Liderança para um mundo melhor, porque Líder do século XXI é um homem ou mulher de decisões.

O líder verdadeiro tem seu sonho claro e definido, e sabe passar esta visão para a equipe. Vale lembrar Mandela, que mesmo estando 27 anos em uma prisão não deixou seu sonho. Martin Luther king que começa seu famoso discurso com a frase ”eu tenho um sonho…”

Grandes líderes = a grandes sonhos.

Um Líder sabe para onde vai, tem iniciativa, visão, paixão, um projeto e uma equipe.  Presta atenção ao sonho de cada um de sua equipe, desenvolvendo e treinado pessoas através do exemplo e da ação, formando novos lideres, melhores que ele, através de capacitação, delegação, supervisão, feedbacks eficazes, celebração junto com sua equipe.

Promovendo a autoliderança, autonomia e autosuficiência de seus liderados, alinhando seus sonhos ao da empresa.

Sabe que a maioria das pessoas passa a maior parte de seu tempo fazendo o que não quer, para poder fazer por pouco tempo, o que quer, e por isso estimula a vida integral de seus colaboradores, conhecendo o sonho e o que motiva cada um.

E o que é uma vida integral?

Vida integral é aquela que todos, líderes e liderados, merecemos, uma vida com Prosperidade, Felicidade, Cultura e Liberdade. E um verdadeiro Líder busca isso para si, para os demais e para o planeta.

4.69 avg. rating (93% score) - 13 votes
  • Flávia Shiumitayi

    Uaaaauuuuu!!!!

  • Ali Jimenez Salundi

    La verdad que si!! hoy en dia si no estamos conectados con el Autoliderazgo y aprendemos los principios del liderazgo no estaremos conectados con el Exito ni con el triunfo, No hay que perder mas tiempo en la vida, seamos conscientes seamos Lideres para cambiar le mundo abrazos y gracias…

    • Renato Cardoso Yaramo

      Conectar com nossa própria liderança para mudar o mundo!!! Gracias Salundi!!

  • Siyantia

    Excelente

    • Renato Cardoso Yaramo

      Obrigado Siyantia!

  • João Lessa Shiratam

    Algo que venho observando no mundo atualmente é a falta de autorresponsabilidade. Sempre existe alguém para se apontar o dedo. A verdade é que enquanto não se desenvolver esta autorresponsabilidade, a habilidade de responder a si e por si mesmo, continua-se sendo uma criança… sempre dependendo do pai, da mãe, da babá… chorando e se debatendo quando a Vida não entrega os caprichos desejados.

    • Renato Cardoso Yaramo

      Sim. Falta muita autoresponsabilidade!!! Esse é nosso trabalho: Treinar lideres autoresponsáveis e capazes de fazer a diferença na sua própria vida e na vida dos demais!!!