Autoliderança, Por que?

Tempo de leitura: 3 minutos

Autoliderança é o primeiro passo para uma liderança consciente e integral.

“Antes de liderar outros, dirigir empresas, comandar exércitos, governar nações, aprenda a ser o Líder de si mesmo e a dirigir sua própria Vida…” (Robert Bonarc)

Muito se tem falado sobre liderança para quem quer crescer no mercado, se diferenciar, melhorar o desempenho de grupo, motivar e estar à frente de uma organização.

Essas pessoas buscam livros, cursos, treinamentos e palestras para melhorar sua comunicação, reconhecer pontos fortes, incentivar e unir uma equipe, enfim, deixar o antiquado papel de “Chefe” para assumir o moderno papel de “Líder”.

No entanto, muito do que buscam está fora, são técnicas e ferramentas para “uso externo”. Esquecem (ou não sabem) que o verdadeiro Líder está dentro, é um processo interno!

Robin Sharma, autor de sucesso e fundador da Sharma Leadership International, intitulou seu último livro de “O líder sem status”, mostrando que para ser um Líder não é necessário título ou cargo: Liderança é um estilo de vida.

Em um de seus vídeos mais recentes, mostra um homem que limpa banheiros no aeroporto de Johanesburgo e, demonstrando a maior felicidade do mundo, declara que: “Meu escritório (o banheiro) é agradável e limpo, eu deixo assim para que você se sinta bem-vindo na África do Sul […] Eu amo o que faço […] tenho orgulho do que faço.”

Isso é Liderança. E essa liderança começa com o primeiro passo: a Autoliderança.

Quem é você? O que você está fazendo nesse mundo? Qual seu papel aqui? Qual seu legado? Como você será lembrado? Você sabe onde quer chegar? Sabe, pelo menos, como e onde gostaria de estar agora? É isso que você está vivendo nesse momento? Você tem essas respostas? O que faz para atingi-las? Acredita que pode mais?

A Autoliderança é a chave para responder a essas perguntas

E para te capacitar a tornar essas respostas uma realidade. A maioria das pessoas vive a vida no piloto automático, vive a vida dos outros e não a sua, vive o que foi programado pelas crenças e pela sociedade (pais, amigos, vizinhos, mídia), vive para se conformar no final com o que fizeram – e que não é o que queriam ter feito.

Para viver sua vida, primeiro, saiba onde quer chegar. Depois, assuma a responsabilidade. Finalmente, avance! Avance com todo o poder que é ser o líder de si mesmo!

Em Cóndor Blanco, temos a formação de Liderança em que o primeiro passo é a Autoliderança. Nesse primeiro módulo, conhecemos os 8 Passos da Autoliderança, que serão tema dos próximos materiais. Depois estudamos a liderança de equipes, a liderança empreendedora e a formação de novos líderes.

Se você quer avançar na autoliderança, responda às perguntas acima, conheça a si mesmo. Não ande vendado, apalpando cada passo que dá, tropeçando e chorando pelo caminho.

Descubra seu propósito, seus valores e seus talentos. Anote-os. Tenha tudo à mão, revise-os e torne-os um hábito. Forje você mesmo! Crie hábitos saudáveis e produtivos ao seu propósito (um hábito se forma com a repetição, em média 66 dias, mas comece com 21!).

Autoliderança é autonomia, autorrealização, autoconhecimento, auto-aprendizagem, autofelicidade e auto-iluminação. Esteja sem julgamentos, sem preconceitos e sem rótulos.

Isso atrasou e atrasa o caminho da humanidade há séculos!

Provavelmente também irá atrasar o seu caminho. Viva a experiência. Seja VOCÊ o “Capitão de sua Alma e o Senhor do seu Destino!”

5.00 avg. rating (100% score) - 26 votes
  • Renato Cardoso Yaramo

    Comente aqui o que você mais gostou neste artigo???

    • Shimanuri

      Não há como falar de liderança sem mostrar a importância do autoconhecimento, para que a liderança seja exercida com paixão, com consciência, com respeito aos próprios limites e aos limites dos liderados, e com resultados cada vez mais sustentáveis – Esse é o mérito desse artigo! O mérito de LCB! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

      • Renato Cardoso Yaramo

        Obrigado Shimanuri, por ressaltar o autoconhecimento que é a base de todo líder!!! Segundo diversos autores, Suryavan Solar, Daniel Goleman, John Maxwell…. Todos são enfáticos ao dizer que a base de todo líder é a Autoliderança e a base da autoliderança é o autoconhecimento!!! Abraços!

  • Lenyor Leonardo

    Excelente artigo. Bem claro e de fácil compreensão

    • Renato Cardoso Yaramo

      Obrigado Lenyor! Acompanhe os próximos!!! Serão cada vez melhores!!!

  • Karl Thomas Metzger

    Fantástico texto! Acredito que ter um Sonho e fazer dele meu Legado, seja o que mais me causa impacto.
    Fazer de minha vida o que é mais puro e interno em mim, meu Sonho, e ser lembrado por isso é realmente inspirador. Agradeço ao Yaramo pelo artigo, está excelente. Abraços

    • Renato Cardoso Yaramo

      Show de bola em Karl! Imagina se possível?! Viver uma vida de sonhos e deixar um legado pra humanidade!!!

  • Tiago Artioli Sharinamo

    Excelente! Parabéns yaramo e equipe pelo conteúdo objetivo, prático e profundo.

    • Renato Cardoso Yaramo

      Obrigado Sharinamo!

  • Julia Marantes Karuntay

    Adorei! Pensar que através do autoconhecimento posso deixar um legado de forma consciente. Gracias e Parabéns

    • Renato Cardoso Yaramo

      Boa idéia heim… Deixar um legado e não apenas passar pela vida sem ser lembrado por ninguém…

  • Jordana Araújo Azumari

    Gostei muito do texto. Parabéns!!!!

    • Renato Cardoso Yaramo

      Obrigado Jordana!

  • Paulo Rodrigues Meira

    Excelente texto, explicação bem clara e objetiva, para mim foste um resumo de tudo que vivenciei em cada seminário que participei, parabéns grande Yaramo.

    • Renato Cardoso Yaramo

      Que maravilha Paulo! Obrigado por compartilhar!!!

  • Gilson Pedreira

    Que este belo texto desperte o interesse de muitos lideres que querem fazer a diferença no mundo, com consciência, humildade e amor. Este é o caminho. Parabéns Yaramo.

    • Renato Cardoso Yaramo

      Oi Gilson! Grande líder! Sim temos muitos líder a despertar nesse planeta!!! E assim vai ser… Abraços!!!

  • Marden Vieira RIBEIRO

    O Princípio da formação de Grandes Lideres se iniciam na sua própria Liderança . Excelente proposição bem descrita pelo texto

    • Renato Cardoso Yaramo

      Obrigado Marden!!! Segue conosco que muitas novidades super interessantes virão!!!

  • João Lessa Shiratam

    Em verdade, não existe o tal piloto automático. Ou você está na direção ou outra pessoa está… e nem sempre ela vai querer o melhor para você. Maravilha, Yaramo! Aguardando o próximo artigo ansiosamente.

    • Renato Cardoso Yaramo

      Sair do piloto automático (marionete da sociedade) e assumir o controle da própria vida!!! Esse é o FOCO FOCO FOCO!!!

  • Matheus Rocha

    Texto top, obrigado por compartilhar.

    • Renato Cardoso Yaramo

      VAleu Matheus!

  • Danielle Lima Soares de Freita

    Maravilhoso texto, claro é objetivo grata por comparthilhar conosco essa sabedoria!!

    • Renato Cardoso Yaramo

      Oi Dani, obrigado a você por participar! Siga nossos próximos posts que vc vai adorar!!!

  • Alexandre Paggi Radekiam

    “Autoliderança é a necessidade número um do mundo”. Suryavan Solar

    Aos meus 23 anos conheci o Liderança Condor Blanco. Onde fiz a formação completa com os 4 módulos. E posso dizer que ao fazer o modulo 1 “Autoliderança e Projetos de vida”. Foi a partir desse que consegui definir minha visão de futuro, me sonho mais amado e começar a escrever minha marca nesse mundo. Descobri que o maior líder esta dentro de mim e esperava para ser despertado. Sou grato ao Liderança Condor Blanco. Em especial ao Fundadores, diretores e toda tribo. Gratidão!!!

    • Renato Cardoso Yaramo

      Obrigado Alexandre Radekiam! Suas palavras nos motivam a seguir apoiando milhares de seres nesse planeta! Formar Líderes Integrais que fazem a diferença é nossa missão e nossa causa nobre!!! Abraços!

  • Cecilia Pereira Valiati

    A minha essência verdadeira foi descoberta aos 60 anos, quando encontrei Condor Blanco e fiz o modulo 1 Autoliderança, ali percebi que carregava máscaras pesadas e que não me pertenciam, percebi que eu era muito mais forte e capaz do que eu pensava ser, foi só virar a seta para mim e brilhar e claro seguir o caminho Condor Blanco, fiz a formação completa até o modulo 4 e hoje sigo me transformando e aprendendo com estes lideres integrais extraordinários, dos quais você faz parte Yaramo – muita gratidão.

    • Renato Cardoso Yaramo

      Imagina Cecília! vc é uma grande líder tbm! abraço!

  • RAFAELA ABREU

    Fantástico! Sou completamente apaixonada pelo método da escola de Liderança CB. Minha formação é em psicologia e há muito tempo eu vinha buscando o sentido da minha vida, queria definitivamente entender qual era a minha missão nesse mundo, qual o meu legado e todas essas resposta eu encontrei dentro da escola de Liderança. Ao se tornar líder da minha própria vida, passei a construir e a viver a vida dos meus sonhos! Entendi que se a responsabilidade é toda minha então eu posso construir a vida que eu quiser ter, independente de crenças e expectativas sociais. Resgatei meu poder pessoal e autoestima, hoje vivo muito mais feliz, consciente e determinada. E tudo isso só foi possível porque eu comecei pela a autoliderança. Pouquíssimos cursos se dedicam a trabalhar o líder interno de cada um e hoje tenho a plena convicção que nenhuma transformação será realmente duradoura se não vir de dentro. De nada adianta apenas mudar o meio externo e se encher de ferramentas que ensinam como liderar se não acreditarmos no nosso potencial, se não olharmos com honestidade e objetividade para nossas fortalezas e para nossos pontos a melhorar. Honro Suryavan Solar por ser tão visionário e criar um método tão inovador, capaz de apoiar e inspirar tantas pessoas a também construírem vidas valiosas. Obrigada Yaramo por estar à frente dessa escola e propagar de forma tão alegre e didática os grandes valores e ensinamentos dessa organização.

    • Renato Cardoso Yaramo

      Obrigado Rafaela pelo comentário! Nos vemos no estrela do Mar em Fortaleza!!! Abraços!

  • Pingback: ()