Liderança e motivação: o que não fazer!

Tempo de leitura: 5 minutos

Olá grande líder! Se você está lendo esse post é porque de alguma forma se interessa pelo que assunto desse artigo, não é mesmo? Provavelmente você se identificou com o tema da motivação e liderança e acredita que poderá extrair boas dicas para aplicar no seu dia-a-dia.

Em outras palavras, você escolheu essa leitura e está motivado a seguir até o final (e não vai se arrepender!). Vamos lá.

Manter a motivação pessoal e de uma equipe é um dos principais desafios dos líderes que encontro por todo o Brasil. Em geral, a maioria sabe porque é tão importante garantir a motivação do time. As pessoas motivadas:

  • trabalham com mais vontade
  • são mais produtivas
  • vivem satisfeitas
  • contribuem para o bom ambiente de trabalho
  • permanecem na empresa por mais tempo

É vantagem para todos na equipe e na empresa. Por isso, todo líder quer elevar a motivação da sua equipe e mantê-la alta.

Mas, esse acaba sendo um dos seus principais erros: achar que a motivação é algo imposto por um fator externo. Não é. Pense sobre essa leitura. A minha habilidade em expor esse conteúdo pode ter facilitado com que você chegasse até aqui, mas o interesse primordial, a motivação, ainda veio de dentro de você.

Bom, mas se a motivação parte fundalmentalmente do indivíduo, existe algo que o líder pode fazer para despertar a motivação?

Acredito que sim. Despertar a motivação é fundamental, mas mantê-la é ainda mais importante. Por exemplo, você pode despertar a motivação de seus funcionários com um salário melhor ou mais benefícios. Mas, é provável que essa motivação se esgote em breve pois ela não foi mantida na fonte.

Atualmente as pessoas estão mais preocupadas com a sua realização profissional do que exclusivamente com o retorno financeiro. Por isso, um dos maiores erros de liderança no quesito motivação é…

1. Ignorar as vontades e aspirações pessoais dos liderados

mais-lideranca-02

Atingir um objetivo, um sonho, uma situação mais feliz é o que nos move a fazer o que fazemos. Nem todos sabem claramente o que os motiva. Por isso, o líder tem o papel fundamental e significativo de incentivar seus liderados desenvolver o autoconhecimento e descobrir seu propósito.

Ao saber quais as aspirações dos membros da equipe e seus projetos de vida, o líder pode delegar tarefas que sejam mais interessantes para cada um. Além disso, ambos têm maior clareza sobre como a organização pode contribuir para que esses sonhos sejam atingidos.

Não há situação mais desmotivadora do que estar em um ambiente sem perspectivas de crescimento e desenvolvimento.

Conhecer cada uma das pessoas é importante para evitar um outro grande erro que é….

2. Tratar todos como iguais

mais-lideranca-03

Sim. O líder precisa compreender que as pessoas têm diferentes personalidades, gostos e trajetórias de vida. É um erro pensar que o que desperta e mantém a motivação em um indivíduo será o mesmo para as demais. Ou ainda, pensar que o que motiva VOCÊ vai motivar os outros na mesma medida e da mesma maneira.

Novamente entra em cena o papel do autoconhecimento e, principalmente, da proximidade do líder com os demais membros da equipe. É conhecendo as pessoas e conversando frequentemente que os interesses ficarão claros para todos.

Respeito e diálogo é a base do bom ambiente de trabalho. Por esse motivo, outra ação que o líder deve evitar para manter a motivação é…

3. Reprimir o diálogo

mais-lideranca-04

A equipe só fala quando se sente à vontade com seus superiores. Assim, é importante que o líder cultive esse de respeito e reciprocidade. Nesse caso, o líder tem uma responsabilidade muito grande de cultivar a humildade e estar disponível para os seus liderados – tanto para sugestões quanto para críticas.

Isso requer que o líder esteja constantemente se auto-observando e avaliando suas ações: será que eu estou aberto ao que minha equipe tem a dizer sobre o ambiente e condições de trabalho? Estou dando atenção a todos da equipe? Explico com clareza a quais solicitações podemos atender ou não?

É um exercício com o qual todos têm a ganhar. Nunca se sabe quando poderá chegar uma informação importante para o sucesso da empresa, e isso tem a ver com o quarto erro do líder motivador…

4. Excluir a equipe das decisões

mais-lideranca-05

Uma das grandes fontes de motivação é sentir que a organização também pertence ao colaborador. Quando as pessoas da equipe sentem que podem contribuir com a melhora dos processos, ficam mais motivadas a executar suas atividades com maestria.

Além disso, sentem-se reconhecidas quando uma boa sugestão dá resultados para a equipe e para a empresa.

O líder que não ouve as ideias e sugestões dos funcionários perde uma ótima oportunidade de ganhar em duas vertentes: melhorando os resultados e engajando a sua equipe.

5. Não estar motivado

mais-lideranca-06

Curioso como queremos ver nossos colegas de equipe motivados e às vezes nós mesmos não estamos engajados com as atividades o dia-a-dia. Isso significa que pouco adianta incentivar a motivação nos outros se você, líder, não é um exemplo de motivação.

Sabemos que os líderes de hoje lideram principalmente pelo seu exemplo e atitude perante os outros e as situações. Por isso, antes de querer motivar a sua equipe, verifique se você está comprometido com as suas aspirações pessoais e profissionais. Elas fazem sentido pra você? Sua equipe acredita que você trabalha com paixão e grandes objetivos?

Reflita, reafirme-se no seu propósito e inspire a todos que estão ao seu redor!

E se você não quer perder mais tempo e está disposto a avançar rápido, sugiro que converse com nossa equipe para participar do próximo treinamento.

Te vejo em breve!

5.00 avg. rating (100% score) - 5 votes
  • shamyuri

    Ótimas dicas… Sigo toda ela e minha equipe so esta crescendo e com um grande diferencial. Obrigada

    • Renato Cardoso Yaramo

      Parabéns Shamyuri!!!