Trabalho em Equipe: Como gerar sinergia no grupo?

Tempo de leitura: 4 minutos

A verdadeira magia no trabalho em equipe é conseguir que todos tenham uma produtividade maior em conjunto do que se tivessem de forma separada.

Essa magia tem nome e chamamos de sinergia. Você pode estar se perguntando, e como conquistar essa tal de sinergia? Existe uma fórmula mágica que funciona para todo mundo? Infelizmente a resposta é não.

Em muitos casos, é preciso testar alguns ingredientes até acertar o que vai funcionar com a sua equipe e com a sua empresa.

Toda empresa tem uma cultura, mesmo que não seja implantada de propósito.

Cultura é o que o velho ditado popular costuma dizer: “é o jeitão que fazemos as coisas aqui”. Você precisa identificar exatamente como as coisas são feitas na sua empresa ou equipe.

Depois de identificar o perfil apropriado do que cada time precisa, é muito simples, é só contratar as pessoas que estejam alinhadas.

Legal, mas alinhadas especificamente com o quê?

trabalho em equipe alinhadas valores

 

 

 

 

 

 

 

Com os valores do seu time! Por exemplo, se na sua equipe prezam muito por pontualidade e você entrevista um excelente candidato porém que já chegou atrasado na entrevista, já pode imaginar que no futuro, isso pode quebrar a dinâmica de trabalho da sua equipe, não é mesmo?

Então, o primeiro passo é identificar quais são os cinco principais valores ou características que, em conjunto, sua empresa ou equipe preza num profissional.

Segundo passo é no processo seletivo. Afinal, se você quer ter um time incrível, precisa contratar as pessoas certas, não é mesmo?

E as pessoas certas não são necessariamente aquelas que são brilhantes tecnicamente mas sim, aquelas que estão intimamente conectadas com os valores que vocês vivenciam e com a causa que vocês acreditam.

O trabalho em equipe é mais importante que a individualidade. Quando as pessoas trabalham juntas em algo que acreditam, o alinhamento é natural. Ter uma causa e um propósito por traz das suas ações é muito importante.

Certa vez, conversando com um empresário dono de cartório de registro de imóveis, que é um negócio bem tradicional:

Como você faz para ter uma equipe tão motivada e produtiva trabalhando com “um negócio não muito glamuroso”?

trabalho em equipe motivacao

 

 

 

 

 

 

“Simplesmente fiz minha equipe perceber que estavam lidando com o maior sonho dos brasileiros: a casa própria. No Brasil as coisas são tão burocráticas que o sonho de comprar a casa própria pode se tornar um pesadelo.

Só que depois que nossa equipe entendeu qual era a importância do nosso trabalho durante a trajetória na conquista desse imóvel, foi fácil eles lideram com os problemas do dia-dia. Acabaram inclusive sendo mais tolerantes com os clientes que ficavam irritados durante esse processo.”

Por esse e outros motivos, é importante pensar: porque fazemos o que fazemos? Assim que você tiver essa resposta, sua motivação diária para fazer aquilo acontecer tende a ser cada vez maior.

E se você estiver rodeado de pessoas que acreditam na mesma coisa, a motivação é enorme.

Ao chegar nesse ponto, qualquer desafio que por ventura aparecer no meio do caminho se torna mais simples de resolver, mas não significa que eles deixarão de existir.

Afinal, estamos lidando com pessoas e todo cuidado é pouco, não é mesmo?

Você precisa cuidar da comunicação com a sua equipe. Gerenciar os problemas de forma efetiva e construir relacionamentos baseados na confiança, e não no controle para gerar sinergia no trabalho em equipe.

Quanto mais mecanismos de controle você precisar colocar na sua equipe, maior é a prova de que você está completamenta sem liderança sob o seu time, e maior a chance de você fracassar como líder ou empresário.

O que é recomendável, é fazer uma reunião semanal ou mensal para avaliar as metas da equipe e utilizar algum sistema de forma que você consiga visualizar periodicamente como estão indo suas atividades.

Caso houver algum desafio no meio do caminho, você será a primeira pessoa a apoiar seu time.

Mas então, como gerar sinergia no trabalho em equipe?

trabalho em equipe lider

 

 

 

 

 

 

 

O segredo é o equilíbrio entre fazer a coisa certa e acreditar na coisa certa. Conduzir os pequenos conflitos que acontecem no dia-dia e monitorar de forma moderada, acompanhando e apoiando o time de forma leve e saudável.

Os líderes devem ter uma preocupação em não cometer esses 4 maiores erros que são pouco percebidos pela maioria das empresas. É muito importante reconhecer o valor do feedback no desenvolvimento profissional.

Sendo assim, os líderes integrais e servidores devem sempre estar com os olhos no time para que todos possam chegar juntos no próximo nível.

Afinal, se um cresce, todos crescem, não é mesmo? Se você líder conseguir desenvolver essa mentalidade, o verdadeiro trabalho em equipe está garantido.

Se você gostou, compartilhe esse artigo com outras pessoas nos botões das redes sociais aqui na página.

 

4.83 avg. rating (96% score) - 6 votes
  • Renato Cardoso Yaramo

    PESSOAL, ESTE ARTIGO FICOU TOP! QUALQUER DUVIDA ESTAMOS AQUI PARA APOIAR! ABRAÇOS

  • Cecilia Eva Pereira Valiati

    Yaramo que excelente artigo e que ótimo nos possibilitar refletir sobre a Sinergia da nossa equipe neste momento, onde pelo acontecimentos no Pais acabamos pensando mais no que está lá fora esquecendo, as vezes, da nossa força de trabalho interna e mantermos a motivação e o foco alinhado com os dos nossos colaboradores, obrigada por nos alertar.
    Grande abraço!

    • Renato Cardoso Yaramo

      é isso mesmo Cecília! Manter o foco e a motivação dos colaboradores!!! Parabéns pelo aprendizado constante é isso que te faz a grande líder que você é! Abraços!

  • Nádia Pereira de Lima

    Ótimo Yaramo, o artigo faz refletir e nos motiva a redesenhar nossas estrategias !Parabéns

    • Renato Cardoso Yaramo

      Que bom que você gostou Nádia! Daqui a pouco tem mais!